Sobre a Praia do Rosa e região - Imbituba SC

Reconhecida pelo combo “ondas perfeitas + mar cristalino + natureza exuberante”, a Praia do Rosa em Imbituba SC é bem extensa e possui uma grande diversidade de opções de passeios, barzinhos, restaurantes e esportes. Trata-se de um destino incrível para todos os tipos de turistas, que podem fazer uma viagem a dois, em família, com amigos ou até mesmo a sós. Além da praia, há trilhas, lagoas, passeios a cavalo e muitos cantos e recantos a serem descobertos. 

Localizada a apenas 90 quilômetros da capital Floripa, a Praia do Rosa fica no município de Imbituba SC, capital brasileira das baleias francas. É aqui na Praia do Rosa que entre os meses de julho e novembro esta espécie tem sua mais importante área de reprodução em águas brasileiras. Mamães e filhotes baleias podem ser observados a até 30 metros da praia e dos costões rochosos.

A preservação da natureza dá charme especial à Praia do Rosa, considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo, com uma das maiores e melhores ondas do Brasil para a prática do Surf. Para quem curte uma caminhada, a região dispõe de trilhas, algumas com paineis e vestígios de arte rupestre. Também é possível explorar lagoas, como a de Ibiraquera e a Encantada, e praticar esportes como Rappel, Mergulho, Cavalgada, Wind Surf, Stand Up, Paddle, entre outros.

O centrinho do Rosa, que fica a cerca de 1.100 metros da pousada, pode ser explorado a pé. Várias trilhas desembocam na areia, inclusive uma que começa dentro do jardim da Buena Vista. Mas se você optar por passear de carro, terá, 30 quilômetros ao Norte, a praia da Guarda do Embaú, e 30 quilômetros ao Sul, a cidade histórica de Laguna, terra de Anita Garibaldi.

 

 

Curiosidade: porquê a Praia do Rosa tem esse nome?

Na década dos anos de 1960, a praia era habitada apenas por alguns pescadores e agricultores, não havia estrutura, como luz elétrica ou água encanada, era conhecida como Praia do Porto Novo. Porém um dos pescadores da região, Dorvino Manoel da Rosa, era proprietário de terras que davam acesso à Praia do Rosa. Como ele era muito hospitaleiro, costumava receber em sua casa muitos surfistas e viajantes hippies que visitavam o local na década de 70. Seus visitantes/hóspedes começaram a chamar o local de “Praia do Rosa”, em referência a Dorvino, e o nome popular começou a ser adotado gradativamente.

  

 

 

Fotos abaixo: Guarda do Embaú e Laguna

 Guarda do Embaú SC Laguna SC

 

Estamos te esperando,

Equipe Pousada Villa Buena Vista